Sonhando com sua chegada a Brasília, o vereador Sílvio Humberto (PSB) estaria articulando a sua candidatura para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o edil já teria conversado com pessoas próximas revelando o desejo de disputar uma cadeira no legislativo federal no pleito do ano que vem e já teria conversado com a presidente estadual do PSB, a deputada Lídice da Mata.
De acordo com uma fonte próxima ao vereador, Sílvio teria reconhecido que a movimentação seria “ousada”, visto que chegou a ser candidato a deputado estadual nas eleições de 2022 e não conseguiu se eleger após receber um pouco mais de 19 mil votos, ficando na quarta suplência da legenda. O socialista, no entanto, avalia que “não tem o que perder”, visto que possui a garantia de seu mandato na Câmara Municipal de Salvador (CMS) até 2029.
Segundo uma outra fonte, em conversas particulares, Sílvio Humberto também teria reforçado o desejo de ter mais candidaturas de pessoas negras para cargos de protagonismo nacional. “Ele sabe que a eleição é difícil, ousada. Mas é uma questão também de marcar espaço”, contou.
A possível candidatura de Sílvio Humberto em 2026 abriria espaço para o primeiro suplente, Rodrigo Hita (PSB), assumir a cadeira na CMS. É uma movimentação comum que vereadores de Salvador se licenciem do cargo para poder concentrar as atenções na campanha eleitoral.
O nome de Sílvio para a Câmara Federal pode agradar Lídice da Mata também pela possibilidade de ver seu “sobrinho”, Rodrigo Hita, assumindo o mandato. No final do mês passado, ele foi realocado à presidência da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), que é vinculada ao PSB.
Inclusive, em reportagem publicada pelo Bahia Notícias em janeiro deste ano, Hita teria ensaiado realizar uma “manobra” para exercer o mandato de vereador na Câmara de Salvador, mas Sílvio Humberto não aceitou renunciar a seu espaço no legislativo municipal.
Além disso, mesmo com a chance considerada remota de obter êxito nas urnas, Sílvio Humberto é visto como um “bom puxador de votos”. O que poderia colaborar para que o PSB conseguisse formar uma bancada com dois deputados federais a partir do ano que vem.
Em 2024, Sílvio Humberto foi reeleito vereador de Salvador sendo o menos votado entre os edis que obtiveram êxito na eleição, recebendo 6.904 votos no pleito municipal.