O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou na manhã desta terça-feira (29) a ordem de serviço que autoriza o início da reforma da antiga Estação da Calçada, em Salvador. A iniciativa integra o conjunto de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O evento aconteceu no Largo da Calçada e também marcou a autorização de outras intervenções importantes, como a implantação da Unidade de Beneficiamento de Pescados e a construção do novo Mercado São Braz.
A requalificação da estação prevê uma estrutura moderna e acessível, com elevador, catracas, bancos, climatização, novo piso, iluminação cinematográfica e obras artísticas no interior. Além disso, há planos voltados ao turismo e à valorização cultural da região, além da qualificação dos profissionais e dignidade à população local.
Durante a cerimônia, Jerônimo reforçou que o projeto do VLT — que já está em execução, com trilhos para serem assentados com previsão de 10 meses — não terá obras demoradas. Com um investimento de quase meio bilhão de reais, a meta é acelerar a entrega do novo modal.
Atualmente, 97% dos trabalhadores envolvidos na construção são baianos, e mais da metade reside nas áreas impactadas pelas obras.
A Unidade de Beneficiamento de Pescados, voltada a marisqueiras e pescadores locais, será equipada para dar suporte à cadeia produtiva do pescado. O espaço contará com qualificação profissional e uma van para a distribuição dos produtos a escolas públicas e estabelecimentos turísticos, como o resort Iberostar, Ori instituto, ampliando oportunidades econômicas e inclusão social.
Após o evento, o governador visitou pontos de intervenção do VLT na presença de vereadores e deputados, como deputada Marta Rodrigues, deputada Olívia Santana, vereador Silvio Humberto e outras autoridades que marcaram presença.