A Caravana Nacional das Juventudes chega à Bahia, para celebrar os 20 anos da Política Nacional de Juventude e os 18 anos da Política Estadual de Juventude. O evento visa fortalecer a mobilização social pela aprovação do Plano Nacional de Juventude, organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
A etapa baiana acontece entre os dias 31 de março a 02 de abril com apoio da Secretaria de Relações Institucionais, por meio da Coordenação Estadual de Políticas de Juventude na Biblioteca Central do Estado da Bahia, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).
Durante os dias de evento, jovens entre 15 e 29 anos, além de gestores municipais de juventude, movimentos sociais, ativistas e parlamentares estarão na Biblioteca Central do Estado da Bahia debatendo sobre políticas públicas para as juventudes. A Caravana já passou por Fortaleza, e além de Salvador (BA), passará por Macapá e São Cristóvão (SE), ainda no primeiro semestre de 2025.

Nesta segunda-feira (31), a abertura da Caravana das Juventudes aconteceu com ato político do Pacto de Aprimoramento das Políticas de Juventude do Estado da Bahia, com a presença de Nivaldo Millet, Coordenador Geral de Políticas de Juventude (COJUVE); do Diretor-Geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães; Ângela Guimarães, Secretaria de Promoção da igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI); Ronald Sorriso, Secretário Nacional de Juventude da Presidência da República; Bruna Brelaz, Presidenta do Conselho Nacional de Juventude; Lais Santana, Presidenta do Conselho Estadual de Juventude; Iana Sara, representando a Coordenação de Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (SEC); Rayhatan Pataxó, representando o Conselho da Juventude Indígena da Bahia; Thalita Trindade, vereadora jovem mais votada proporcionalmente; Jocivaldo dos Anjos, prefeito de Antônio Cardoso; e Felipe Santana, vereador de Salvador.
Na oportunidade, o diretor da FPC, Sandro Magalhães, saudou os presentes e ressaltou: “A porta da Biblioteca Central está aberta e à disposição para que possamos construir juntos políticas que tenham relação com livro, memória e literatura, e também com a juventude. Trago a saudação do secretário de cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e, destaco que nós entendemos que as juventudes ganham ainda mais protagonismo no âmbito do Governo da Bahia, e que esta caravana reafirma a importância de ter de forma consolidada a participação social nessa política”.

As atividades retornam na terça-feira (01), a partir das 08h com capacitações, debates, oficinas, Noite Cultural SouJuvs, Organização do GT das escutas nas mesorregiões para a atualização do Plano Estadual de Juventudes, e Discussões para atualização do Plano Estadual de Juventudes.
A Caravana Nacional das Juventudes também traz para a Bahia, os Seminários Regionais BRICS sobre Juventude, uma iniciativa estratégica da presidência brasileira do BRICS em 2025, sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável”.