O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reunirá, no final da tarde desta quarta-feira, 28, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e a vice-presidente global da fabricante de carros elétricos BYD, Stella Li. Na pauta do encontro, estão os detalhes finais da negociação para a instalação de uma nova fábrica na Bahia, assumindo o espólio da Ford no Polo Industrial de Camaçari.
A reunião, marcada para as 17h30, tem como objetivo ajustar os últimos ponteiros antes do anúncio oficial do acerto. A intenção do governador e de Stella Li, representante máxima da BYD na América Latina, é anunciar oficialmente a instalação da fábrica na próxima terça-feira, 4 de julho. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Valor Econômico e confirmada pelo portal A TARDE.
O acordo entre o governo da Bahia e a BYD está praticamente ajustado. As negociações se arrastavam desde 2022, ainda quando Rui governava o estado, mas só chegaram a um encaminhamento no primeiro semestre deste ano, com as viagens de Jerônimo e de Lula à China.
Nos bastidores do governo da Bahia, a avaliação é que a maior sinalização dada por Jerônimo em relação ao acordo com os chineses é o carro elétrico da BYD, com a cor vermelha — a mesma do PT — e placa “BYD1B34”, que tem sido utilizado por ele nas pautas oficiais da gestão estadual, desde que ele retornou da China.