Em uma reunião realizada no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, autorizou a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a darem início ao processo licitatório para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Siaa) de Praia do Forte, pertencente ao município de Mata de São João.
Jerônimo Rodrigues, destacou a relevância do investimento no abastecimento de água para atender às necessidades da população e ao potencial turístico da região. Segundo o governador, o valor previsto para a licitação é de R$130 milhões e a previsão é que a oferta hídrica seja melhorada de forma suprimida num prazo de dois anos. Durante a obra, a Embasa estará determinada a suplementar o abastecimento com carro-pipa e outras ações que se fizerem necessárias.
O pré-candidato a prefeito de Mata de São João, Paulo Henrique (PT), agradeceu a Jerônimo Rodrigues pelo investimento no abastecimento de água no município, uma demanda antiga da população. Paulo ressaltou a importância da parceria entre o município e o governo estadual e lembrou que o investimento total será aplicado na cidade, um total de R$300 milhões de reais.
O projeto de abastecimento prevê a modificação da captação de água bruta no Rio Pojuca e a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Sapiranga, é a primeira etapa da iniciativa, visando aprimorar o acesso à água potável para moradores e visitantes de Praia do Forte, fortalecendo o sistema de abastecimento na região.
Larissa Moraes, secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, ressaltou que o investimento reflete a visão estratégica do Governo em promover o bem-estar da comunidade, e contribuir para o fortalecimento da infraestrutura hídrica na região de Mata de São João, além de beneficiar as áreas de Camaçari e Dias d’Ávila.
A publicação da licitação do projeto, que é realizada através de uma parceria público-privada, está prevista para esta terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado. De acordo com o presidente da Embasa, Leonardo Góes, a parceria com o setor privado permitirá o aluguel de um ativo para a empresa, acelerando o processo de construção da obra de abastecimento.