Na última segunda-feira (20), a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou oficialmente o retorno da Liga Ouro, competição que funciona como uma divisão de acesso do NBB (Novo Basquete Brasil), principal competição da modalidade no país. O Vitória, como antecipou o Bahia Notícias, faz parte de um dos seis participantes da competição, que começa no dia 15 de março.
Além do Rubro-Negro baiano, Cruzeiro Basquete, Liga Sorocabana de Basquete, Basket Osasco, Pinheiros B e Minas B integram a Liga Ouro. A competição será disputada em duas fases, sendo a primeira em sistema de turno e returno, com os dois primeiros colocados classificados diretamente às semifinais. As outras equipes avançam aos playoffs, com o 3º encarando o 6º, e o 4º enfrentando o 5º, no sistema de melhor de três jogos. A semifinal também será decidida em três jogos, enquanto a final, em cinco.
Para ingressar no NBB, o vencedor da Liga Ouro, disputada pela última vez em 2019, ainda terá que atender os requisitos estabelecidos pela Liga Nacional de Basquete. Caso contrário, a vaga segue para o próximo colocado e assim sucessivamente. As equipes B do Pinheiros e do Minas não poderão se classificar para o principal torneio de basquete do Brasil, pois já possuem representantes no NBB.
JOGOS EM CAJAZEIRAS
O basquete do Vitória seguirá mandando os jogos no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Vale a pena lembrar que a equipe fez sucesso entre 2015 e 2018, com o nome UNIVERSO/Vitória, anos em que a equipe disputou o NBB e chegou a ficar na terceira colocação em 2017. Após retornar as atividades em 2022, o Vitória vinha disputando, entre outras competições, o Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Nacional de Basquete.
O atual tricampeão campeão do NBB é o Franca e a competição ainda conta com equipes como Flamengo, Corinthians, Botafogo, São Paulo, Vasco etc.