Connect with us

Olá!s o que procuras?

BAHIA

PELA PRIMEIRA VEZ, ALBA REALIZA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO AUTISTA E DEPUTADO SE EMOCIONA

Nesta quinta-feira (04/05), foi realizada pela primeira vez na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Autista, que foi comemorado em 2 de Abril.

O evento foi proposto pelo deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil), que destacou a importância de ações sobre o transtorno do espectro autista (TEA). O parlamentar afirma que chamar a atenção da sociedade para o autismo é um exercício de cidadania.

Nascimento revelou que começou “a abraçar essa bandeira” porque “a filha da babá de meu filho tem autismo e isso me sensibilizou”

A condição é caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Além disso, acomete cerca de 1% a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino.

“Me emocionei com o depoimento das mães. Relatos que apontam que é necessário um olhar especial. Foi uma importante iniciativa, onde conseguimos reunir diversas associações da capital e do interior. Tivemos também a oportunidade de reunir autoridades políticas, as associações, representantes do Estado, representantes de parlamentos, diversos vereadores e deputados”.

“Então, foi uma oportunidade de externar, de mostrar índices, crescimentos, projetos, propostas, soluções, investimentos numa política pública alusiva ao autismo. A gente precisa de mais políticas voltadas à inclusão, políticas inclusivas. Então foi um saldo positivo onde encheu o plenário da Assembléia”, finaliza Júnior Nascimento.

O autismo não tem cura, mas um tratamento adequado melhora significativamente a comunicação da pessoa com TEA. Os sinais começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. As causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais. Algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual, essa com ampla variabilidade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem mais...

BAHIA

Carteira de habilitação gratuita para uma parte da população baiana agora é lei. A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça (12),os Programas de incentivo à...

BAHIA

Nota de esclarecimento Em razão da divulgação na imprensa de que o senhor Bruno Borges França, que é investigado na Operação da Polícia Federal...

BAHIA

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (ASSALBA) preparou uma programação bastante animada para o feriado do dia 12 de outubro, que...

BAHIA

Mais de 450 vereadores de diversas regiões da Bahia participaram do Congresso Baiano de Processo Legislativo, realizado quinta (4) e sexta-feira (5) na Assembleia...