Celebrado no dia 07 de abril, data que foi criada segundo a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 1948, o Dia Mundial da Saúde (07) é uma data para refletir e incentivar hábitos positivos ao nosso bem-estar e qualidade de vida. A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), traz o projeto “Saúde nas Bibliotecas”, programação de eventos como palestras e rodas de conversas que promovem conhecimento e conscientização sobre cuidados da saúde ao público.
A diretora das bibliotecas públicas da Bahia, Tamires Neves, destaca as intenções por trás do projeto: “Busca-se reunir profissionais da saúde e abordar temáticas sociais do cotidiano, por meio de palestras, rodas de conversa e workshops, para minimizar alguns impactos na saúde física e mental dos leitores, pois com a informação eles podem buscar o tratamento adequado ou prevenir as doenças.”

“Essa ação permite que as bibliotecas públicas cumpram seu papel social e atuem enquanto equipamentos culturais, fortalecendo a relação desses espaços com os leitores e atuando no desenvolvimento da cidadania, pois ao proporcionar a disseminação dessas informações é possível transformar a vida da população e auxiliá-los na manutenção da sua saúde,” conclui a diretora.
No dia 24 (quinta-feira), a Biblioteca Anísio Teixeira sediará a palestra “Doenças com Predisposição em povos Negros e Indígenas” com a enfermeira Jessica Santiago. O evento abordará as principais doenças com mais predisposição em populações negras e indígena, destacando aspectos como conceitos, manifestações clínicas, exames para diagnóstico, tratamento e prevenção.
Logo em seguida, no dia 25 (sexta-feira), na Biblioteca Central do Estado da Bahia contará com a advogada especialista no dos direitos dos autistas, Drª. Karina Martins e a analista de comportamento, Debora Rocha para uma roda de conversa com objetivo de debater e conversar sobre os direitos das pessoas autistas e o que é o espectro autista, tirando dúvidas e explicando conceitos da atualidade.
Finalizando o “Saúde nas Bibliotecas” do mês de abril, a nutricionista, Aila Ché abordará os desafios da seletividade alimentar no TEA. O momento acontecerá na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no dia 29 de abril (terça-feira), às 15h50.
A programação do mês teve início no dia 02 de abril, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Município de Salvador com a roda de conversas e mediação da leitura “Autismo explicado para crianças” pela psicóloga Vanessa Sampaio. O livro fala sobre a importância das diferenças que nos torna únicos e estimula o leitor a abraçar a diversidade e inclusão, além de ajudar os autistas acreditarem em seu potencial.
SERVIÇO
O quê: Palestra “Doenças com Predisposição em povos Negros e Indígenas”
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira (Avenida Sete de Setembro, 105/109 – Centro Salvador)
Quando: 24 de abril (quinta-feira) às 10h
Aberto ao público
O quê: Roda de conversa “Direito da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris Salvador)
Quando: 25 de abril (sexta-feira) às 14h30
Aberto ao público
O quê: Palestra “Compreendendo os desafios da Seletividade Alimentar no TEA (Transtorno do Espectro Autista)”
Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n – Costa Azul Salvador)
Quando: 29 de abril (terça-feira) às 15h50
Aberto ao público
Foto: Arquivo FPC