Durante o Encontro Estadual de Prefeitos, Prefeitas e Vices, promovido pelo PSB, na última sexta-feira (22), o secretário nacional de Formação do partido, Domingos Leonelli, fez palestra sobre a importância da Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento para os municípios administrados por prefeitos socialistas.
Em sua explanação, Leonelli apresentou o conceito de Cidade Criativa e citou exemplos de como as gestões podem atuar. Ele ressaltou a necessidade de ouvir a população para a tomada compartilhada de decisões. “O prefeito deve olhar para a sua cidade como um jogador observa um tabuleiro de xadrez. É importante compreender o território e suas variantes: as diversas condições políticas; o comportamento da população e a organização da sociedade em sua diversidade e avaliar a atividade dos segmentos sociais e das representatividades”, pontuou.
Ele também ressaltou que é preciso considerar as potencialidades locais e buscar soluções concretas, verificando as reais vocações econômicas e culturais, além de oportunidades para encontrar soluções. Ele citou o município de Mucugê como um modelo bem sucedido de aproveitamento das cadeias da economia criativa. “A cidade tem atividades culturais e turísticas calendarizadas e uma sinergia com a iniciativa privada para a abertura de empreendimentos.
Para o secretário nacional de Formação do PSB, a criatividade pode contribuir para a redução das desigualdades e ser amplamente utilizada nos ambientes urbano e rural das cidades.
Empresas de pequeno porte e microempreendedores
Também presente no encontro, o ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou a importância do segmento para a economia brasileira, sobretudo nas pequenas cidades. Ele lembrou aos gestores a importância de ter uma pasta correlata ao ministério nas administrações municipais para facilitar a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos.
Governança digital e administração moderna
Também palestrante do evento, o presidente da Empresa de Informática de Recife, Bernardo D’Almeida, mostrou o modelo desenvolvido pela prefeitura da capital pernambucana para aproximar os moradores da cidade da administração pública. “A gente desenvolve sites e aplicativos que prestam serviços e se antecipam às demandas da população”, disse.
A gestão do prefeito João Campos fornece, de forma proativa, serviços que vão desde à emissão de cartão de benefícios para a pessoa idosa até adoção de animais de estimação.