Camaçari vai sediar mais uma edição do Dia Mundial da Limpeza. Para isso, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) assinaram, nesta terça-feira (22/8), uma carta de cooperação conjunta colocando o município mais uma vez na linha de frente para a erradicação do descarte inadequado de resíduos e a restauração do planeta.
Em um esforço conjunto pela preservação do meio ambiente e conscientização da população sobre a importância da correta gestão de resíduos, as pastas anunciaram a parceria para a realização do Dia Mundial da Limpeza no município.
A iniciativa é um movimento global que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. Em sua 6ª edição, este ano deve acontecer em 16 de setembro. Desde 2018, 60 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
Para o representante oficial do Instituto Limpa Brasil Let’s do It em Camaçari, Wash Malik, a ação é uma oportunidade para alcançar pessoas que buscam viver novas experiências. “Eu acredito muito que, juntos, podemos criar um impacto real, transformando nosso ambiente e cultivando um futuro mais sustentável. E é claro, que contaremos com o envolvimento de todos”.
Durante a assinatura, o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, falou sobre a participação do órgão na atividade “Estamos felizes em poder confirmar que o município estará na linha de frente em mais uma ação em favor do meio ambiente no mundo. A Limpec já afirma que, no dia 16 de setembro, nossas ações estarão em Arembepe, Guarajuba, Jaraguá e toda a comunidade será bem-vinda”, disse.
Na ocasião, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, falou que a pasta atuará em vários locais simultaneamente. “Para mim, gestora do meio ambiente e das questões sustentáveis da cidade, confirmar que seremos palco mundial do que já estamos fazendo, é evidenciar que estp, que contemplará o Cacimbão, a Lagoa da Paz, Fonte do Buraquinho e a Prainha de Parafuso, que foram contemplados com o Reflora Camaçari”, enfatizou.
No dia da ação, os órgãos irão desenvolver atividades na costa do município. Para além disso, atos e ações serão desenvolvidas por outras comunidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), ativistas, turistas e visitantes.