O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), vitaminou a Secretaria de Governo (Segov) com novos cargos via decreto. A pasta vai ser assumida pelo deputado federal Cacá Leão (PP), que deixa o posto de parlamentar no início de fevereiro.
Cacá Leão foi candidato ao Senado nas eleições passadas, mas não conseguiu se eleger e ficará sem mandato. Pelo decreto, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (17), foram agregados 10 novos cargos na secretaria. Além disso, a Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais, que será comandada por Andrea Mendonça (PDT), integrará a estrutura da pasta de Cacá.
Também vai ficar sob a chefia do ainda deputado federal o cerimonial, a ouvidoria-geral do Município e a Secretaria de Articulação Comunitária e das Prefeituras-Bairro.
Especialistas ouvidos pelo Metro1 disseram que, como não foram criados novos cargos e novas despesas, o ato do prefeito é legal. Houve apenas remanejamento dos postos. Com a nomeação de Cacá Leão para a secretaria, Bruno Reis tenta manter o PP na sua base e conquistar apoio para disputar a reeleição no próximo ano.
Como noticiou o Metro1 em novembro do ano passado, a decisão do União Brasil de apoiar a recondução de Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara dos Deputados passou por um acordo que envolveria o apoio do PP à reeleição do prefeito de Salvador em 2024.