Connect with us

Olá!s o que procuras?

BAHIA

Deputada Fabíola Mansur sugere e colegiado aprova moção de repúdio ao Ministro da Educação

Fabiola Mansur

Presidindo a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta terça-feira (17), a deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu moção de repúdio ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que recentemente declarou na imprensa que “inclusão de pessoas com deficiência atrapalha aprendizado de outras crianças”.

Defensora das pautas relacionadas às Pessoas Com Deficiência, a parlamentar considerou inimaginável ouvir de um Ministro da Educação que ele não quer que crianças com deficiência estejam e possam ser matriculadas nas escolas regulares. Segundo a presidente do colegiado, é preciso que o governo continue a investir em salas multifuncionais e recursos especiais, ampliando a qualidade e acessibilidade para uma educação inclusiva. “O mesmo ministro que diz que universidade é para poucos, diz que crianças com deficiência atrapalham o aprendizado dos outros.

O Estado brasileiro deve garantir investimentos e o direito à educação inclusiva e diversa. Com essa atitude de jogar para os pais a decisão de onde querem matricular seus filhos, ele está, de uma certa maneira, se eximindo de cumprir essa obrigação constitucional de garantir essa acessibilidade e educação inclusiva, bandeiras de nossa luta.

Temos que combater veementemente o que o ministro está, absurdamente, chamando de ‘inclusivismo’. A Educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos, favorecendo a diversidade. Precisamos reparar essa distorção histórica, e não retroceder nas nossas conquistas”, declarou.

Além da moção, aprovada pelos membros da comissão, a deputada fez importante crítica ao que classificou como “desmonte da educação pública”, destacando ainda a extinção do direcionamento de verbas para programas públicos para creches, como o Brasil Carinhoso, em detrimento de direcionamento de verbas para creches privadas.

Volta às aulas

Além do pedido de agilidade na marcação de audiências públicas já aprovadas, após fala do deputado Hilton sobre necessário debate com a APLB relacionado ao retorno às aulas presenciais, a deputada Fabíola colocou em votação a possibilidade de anterior reunião ampliadas entre membros da comissão, Secretaria de Educação e APLB, para em seguida agendar a audiência, já proposta pelo mandato da deputada e aprovada, sobre balanço do retorno às aulas na Bahia.


Além da presidente da comissão, a deputada Fabíola Mansur, estiveram presentes os deputados Hilton Coelho, Robinson Almeida, Olívia Santana e Bira Coroa.

Por ASCOM – Deputada Fabiola Mansur

Advertisement. Scroll to continue reading.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem mais...

BAHIA

Carteira de habilitação gratuita para uma parte da população baiana agora é lei. A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça (12),os Programas de incentivo à...

BAHIA

Um dos promotores da maior feira de agropecuária do Norte/Nordeste e a quinta maior feira do Brasil, o Governo do Estado da Bahia estará...

BAHIA

O concurso 2.744 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 120 milhões para os acertadores das seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h...

BAHIA

Nota de esclarecimento Em razão da divulgação na imprensa de que o senhor Bruno Borges França, que é investigado na Operação da Polícia Federal...