A série documental “Bahia da Fé ao Profano”, dirigida pelo cineasta e jornalista Gastão Netto, será lançada na próxima terça-feira (27), às 20h, no canal TVE Bahia. Já no próximo mês, em outubro, a obra será lançada na grade da TV Futura, canal da Fundação Roberto Marinho e Grupo Globo.
Com seis episódios com duração média de 26 minutos, a obra retrata algumas das principais festas populares da Bahia: Yemanjá, Bonfim, Bom Jesus dos Navegantes e Santa Bárbara, todas em Salvador, além da Festa da Boa Morte, em Cachoeira, e a Festa de São Bartolomeu, no município de Maragogipe.
Com base em um conceito original, o audiovisual mostra por meio da visão dos participantes locais, turistas, historiadores, ambulantes, barraqueiros e religiosos, a história, as dificuldades, a fé, a religiosidade, o sincretismo e a convivência harmoniosa entre o sagrado e o profano, que marcam esses eventos tradicionais da Bahia.
Também de forma subjetiva, a série ressalta a importância do resgate e preservação dos elementos históricos, responsáveis por criar e formar a impressão digital da sociedade brasileira, mestiça, repleta de valores e carregada de influências indígenas, africanas e europeias.
A série registra também o último trabalho, aqui na Bahia, de Antonio Luiz Mendes – cineasta carioca e referência do cinema brasileiro, que fotografou mais de 35 longas-metragens – responsável pela direção de fotografia de toda a obra. Ele morreu em 2021, vítima da Covid-19.
O produto audiovisual é fruto do investimento da Agência Nacional de Cinema – ANCINE/FSA e do Governo do Estado da Bahia, por meio dos Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais, no edital de 2016.
Realizado pela produtora baiana Caipora Filmes, a série teve a participação e colaboração de profissionais, em sua grande maioria, do mercado audiovisual da Bahia.