Após vencer o Fluminense por 2 a 1, no último sábado (26), no Barradão, o Vitória chegou aos 35 pontos e assumiu a 14ª colocação da Série A. A posição é a melhor do Rubro-Negro na competição até agora e comprova o momento de reação da equipe: nas últimas seis rodadas, o Leão venceu quatro vezes, empatou uma e perdeu outra.
Vale a pena lembrar que o Athletico-PR, atual 16º colocado, com 34 pontos, está com um jogo a menos e pode ultrapassar o Vitória. As duas equipes, inclusive, se enfrentam neste sábado (2), às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Rubro-Negro Baiano chegou a ser lanterna do Brasileirão e passou 21 das 31 rodadas na zona de rebaixamento. O Leão foi vencer a primeira partida na Série A apenas na 9ª rodada, contra o Internacional. Até lá, foram três empates e cinco derrotas.
Após terminar o 1° turno com apenas 15 pontos em 19 jogos, o Vitória já soma 20 pontos na segunda metade da Série A. Em 12 até agora, o time do técnico Thiago Carpini venceu seis empatou, dois e perdeu quatro. O desempenho coloca a equipe como a 6ª melhor do 2° turno, atrás apenas de Palmeiras, Internacional, Botafogo, Fortaleza e Grêmio.
Após enfrentar o Athletico-PR, o Vitória tem mais seis partidas até o fim da Série A. O Rubro-Negro Baiano enfrentará Corinthians (casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (casa), Grêmio (casa) e Flamengo (fora). Atualmente, o Z4 do Brasileirão é composto por RB Bragantino, 17° com 34 pontos, Juventude, 18º também com 34, Cuiabá, 19° com 27, e Atlético Goianiense, lanterna com 22.