As bancadas dos partidos baianos na Câmara dos Deputados mantiveram a mesma correlação de forças se as atuais formações forem comparadas às eleitas para novos mandatos a partir de fevereiro de 2023. A base ligada ao governador Rui Costa e ao candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, manteve 19 deputados; já a oposição, composta pelas bancadas do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), e do candidato João Roma (PL), ficou com os mesmos 20 parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados.
Na base governista, o PT manteve uma bancada com sete deputados. O PSD elegeu mais um deputado e passa a ter seis nomes. PCdoB (2), MDB (1), PSB (1) e PV (1) mantiveram as bancadas. Já o Avante perdeu um deputado e só terá um parlamentar.
Na oposição, na base de ACM Neto, o União tem a maior bancada, mas elegeu um deputado a menos e terá seis deputados em 2023. Logo em seguida, vem o PP, que manteve quatro parlamentares. Também mantiveram o mesmo número o Republicanos (3), o PSDB (1) e o Podemos (1). O PDT terá um deputado a mais a partir de fevereiro: 2. O Cidadania, que tem um deputado atualmente exercendo a suplência, não elegeu nenhum para 2023.
Já o PL, de Roma e Jair Bolsonaro, aumentou a bancada de dois para três parlamentares na Câmara dos Deputados.
Atuais bancadas:
Governo: PT (7), PCdoB (2), PSD (5), PSB (1), Avante (2), MDB (1) e PV (1).
Oposição: União (7), PP (4), Republicanos (3), PL (2), PDT (1), Cidadania (1), Podemos (1) e PSDB (1).
Bancadas eleitas
Governo: PT (7), PCdoB (2), PSD (6), PSB (1), Avante (1), MDB (1) e PV (1).
Oposição: União (6), PP (4), Republicanos (3), PL (3), PDT (1), Cidadania (1), Podemos (1) e PSDB (1).
Com Informações do Política Livre