A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador, foi fechada após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizar vistorias no local e recomendar a interdição do templo. A decisão foi anunciada pela paróquia nesta quarta-feira (12) e é fruto de um processo de análise iniciado depois do desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco, conhecida como “Igreja de Ouro”.
De acordo com a paróquia, a principal razão para o fechamento é a precariedade do teto da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. O Iphan não se manifestou oficialmente sobre as vistorias, mas o motivo para a interdição está claro: garantir a segurança dos fiéis e evitar riscos semelhantes aos enfrentados pela Igreja de São Francisco.
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é um importante ponto turístico e religioso da cidade, sendo conhecida por abrigar a imagem do Bom Jesus dos Navegantes e por ser o local de onde parte a tradicional procissão marítima, realizada todo 1º de janeiro. Durante o período de interdição, a paróquia orientou que as celebrações e atividades religiosas sejam realizadas no Salão Hugo Rossini.
A situação da igreja se agrava em meio ao processo de investigação do desabamento na Igreja de São Francisco. A interdição da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, embora necessária para a segurança de todos, reflete a preocupação com a preservação do patrimônio histórico de Salvador e com a integridade física dos que frequentam esses templos.