Um tiroteio entre policiais militares e um grupo de homens na manhã desta quarta-feira (31) assustou alunos e professores do Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Simões Filho.
Segundo a Polícia Militar, três suspeitos morreram durante a ação e drogas e armas foram apreendidas. Por conta do ocorrido, as aulas vespertinas e noturnas da instituição foram suspensas nesta quarta.
A troca de tiros aconteceu ao lado da escola, localizada no bairro Pitanguinha, quando a guarniação da polícia realizava rondas na região. Em nota, a PM afirmou que foi recebida a tiros pelo grupo de homens que foi encontrado traficando drogas na região e houve troca de tiros.
Um dos alunos da instituição, que não quis se identificar, conta que estava acontecendo uma palestra no auditório do Centro Administrativo do IFBA quando o tiroteio começou. “Mandaram uma mensagem no grupo [dos alunos] mas eu achei que era brincadeira”, conta. Segundo ele, a maioria dos estudantes estava no auditório, participando do evento.
A testemunha relata que saiu do auditório em direção ao Pavilhão de Aulas junto com outras pessoas quando começou a ouvir os tiros. “Quando eu estava voltando deu para escutar muitos tiros. O diretor do colégio colocou todos os alunos dentro do auditório do Centro Administrativo até acabar o tiroteio e a polícia amenizar a situação”, afirma.
O IFBA de Simões Filho ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso, mas a instituição publicou uma nota de aviso em suas redes sociais avisando os alunos sobre a suspenção das aulas nesta quarta.
De acordo com a PM, os suspeitos baleados durante a ação foram encaminhados para o Hospital Municipal de Simões Filho, mas não resistiram aos ferimento. Foram apreendidas armas de fogo, 229 pinos de cocaína, 14 pedras de crack e uma porção de maconha.
Também foram encontrados R$ 320,00 em espécie, duas balanças eletrônicas, um relógio de pulso dourado, uma corrente dourada e dois celulares. Todo o material apreendido foi apresentado à 22ª Delegacia Territorial.