O humorista Leo Lins aparece fazendo uma piada de mau gosto e também ofensiva sobre uma criança com hidrocefalia e viralizou nas redes sociais. Internautas lamentaram e também criticaram fortemente o comentário, que foi feito em uma apresentação.
O homem disse que acha “muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”, disse Leo, que trabalhava na equipe de Danilo Gentil, no The Noite, e foi demitido pelo SBT diante da repercussão do caso. A criança seria natural do estado do Ceará.
A hidrocefalia é uma condição que acontece quando a quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido, aumenta no crânio. Este acréscimo anormal do volume de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, provocando uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios, segundo o Ministério da Saúde.
Nas redes sociais, desabaram: “Total preconceito com o Nordeste. Acha que vivemos na seca! Tomara que ele nunca passe pela dor de ter uma criança com hidrocefalia”.
“Ele tá reforçando a xenofobia”, acrescentou outra pessoa.
A Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), em nota, “repudia veemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado nas redes sociais do comediante”.
“Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problema” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, complementou a publicação da AACD.