Connect with us

Olá!s o que procuras?

BAHIA

HOMENAGENS ÀS DIVINDADES DA CURA MOVIMENTAM TEMPLO NA FEDERAÇÃO

As tradicionais reverências a São Roque, São Lázaro e às divindades das religiões de matrizes africanas, patronos da cura, Omolu e Obaluaê, ganham mais intensidade neste mês. Isso porque dia 16 de agosto é comemorado o dia de São Roque, levando um maior número de devotos às missas e aos banhos de pipoca semanais. Na segunda, foi celebrada pelo padre José de Augusto a missa na Igreja de São Roque e São Lázaro, no bairro da Federação. 

“Nossos ancestrais foram muito inteligentes ao associar os santos de igreja aos nossos orixás. Na época da escravidão, não poderia cultivar os orixás, então a associação foi muito importante no desenvolvimento e no reconhecimento da nossa religião”, explica a ialorixá Tânia Pereira que esteve presente na missa ofertando banhos de pipoca aos fiéis, como faz toda segunda-feira, há sete anos. 

Dentre os devotos que compareceram ao ritual, está Priscila Gama, 38 anos, que relatou o efeito que sente depois dos banhos ao pé da Igreja. “É como se a gente estivesse limpando, tirando tudo de impurezas e negatividades e pedindo coisas boas”. A devota de São Lázaro é religiosa do candomblé há 20 anos passou a ir anualmente receber o banho de pipoca a partir de um pedido feito ao santo, para que resolvesse um problema de saúde do filho, na época recém nascido. 

“Prometi a São Lázaro que se meu filho voltasse para casa naquele dia, assim que eu tivesse uma oportunidade, levaria meu filho à igreja”. Com a melhora, desde então Priscila leva a criança, hoje com 3 anos, em gratidão.

Realizações

Tânia também traz relatos de pedidos e promessas realizados. Em um dos casos, ao pedir a melhora de sua neta, prometeu sempre comparecer à Festa de São Roque, fato que se concretizará mais uma vez. “O ritual do banho é uma limpeza espiritual de purificação no corpo”.

A filha de santo Rebeca Castro também esteve no templo, na manhã de segunda, e falou da importância que o banho de pipoca na sua vida. “Ajuda a nos proteger das pragas, doenças, chagas. Foi com esse grande banho que me tornei a pessoa que sou hoje, curada e abençoada pelas palhas do meu rei Omolu”. Rebeca ainda menciona a vibração positiva que sente durante este ritual e conta que estará na festa do dia 16 dando os banhos.

O poder de cura vinculado a estas divindades tem sido um aspecto de grande destaque no período mais recente das celebrações, em função dos pedidos de saúde durante a pandemia. Em 2021, a Festa de São Roque foi realizada com restrições e distanciamento, e agora a celebração já poderá acontecer de maneira normal. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

O evento já divulgou a programação, iniciando às 5h, com encerramento às 17h, confira a grade completa: 05h – Alvorada de Fogos; Missa: 05h30, 07h, 09h e 11h; 15h – Missa festiva presidida pelo bispo auxiliar de Salvador, dom Valter Magno de Carvalho com transmissão pelo Facebook; 16h – Procissão; 17h – Encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem mais...