Connect with us

Olá!s o que procuras?

FEIRA DE SANTANA

FEIRA DE SANTANA REGISTROU MENOR NÚMERO DE ÓBITOS POR COVID ENTRE CIDADES DO MESMO PORTE EM TODA AMÉRICA, REVELA PESQUISA

Uma pesquisa realizada por um arquiteto feirense revelou que Feira de Santana registrou o menor número de óbitos por Covid-19, durante a pandemia, entre as cidades do mesmo porte em toda América. A emergência de saúde pública teve início em março de 2020 e somente foi declarada encerrada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em maio deste ano.

A pesquisa foi desenvolvida pelo arquiteto e artista plástico, Danilo Freitas. Ele conta que levou em consideração os números oficiais divulgados pelas cidades com população entre 550 mil e 650 mil. Feira de Santana, segundo prévia 2023 do IBGE, conta com 652.592 habitantes.

Segundo levantamento realizado pelo arquiteto, Feira de Santana registrou entre os meses de março de 2020 e maio de 2023, 1.136 mortes por Covid-19. A cidade teve menos óbitos em comparação a outros municípios do Nordeste, a exemplo de Aracaju, com 605.309 habitantes. Lá ocorreram 2.626 mortes durante a pandemia.

Já no Brasil, em comparação a outras cidades do mesmo porte, Feira de Santana também registrou menos mortes: em Florianópolis (SC) foram 1.345 óbitos; em Juiz de Fora (MG) 2.399, com 557.777 habitantes; e Joinville (SC), com 617 habitantes, registrou 2.337 óbitos na pandemia.

NAS AMÉRICAS

Feira de Santana também registrou menor número de mortes por Covid-19 entre as cidades do mesmo porte em toda América. Na América do Norte, por exemplo, idades como Albuquerque (Novo México, população 562.599 habitantes) atingiu a marca de 2.320 óbitos; em Memfhis (Tennessee, população 628.127) com 3.299 mortes; e Baltimore City (Marylend, população 576.498) registrou a marca de 2.87 óbitos por Covid- 19.

Na América do Sul, cidades do mesmo por de Feira de Santana alcançaram números de óbitos superiores ao município baiano. Na Colômbia, por exemplo, a cidade de Bucaramanga, com 615.891 habitantes, registrou 2.884 óbitos por Covid-19; no Peru, em Chiclayo, com 615 habitantes, foram 2.699 mortes; e na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, ocorreram 2.935 portes por Covid-19. Mar Del Plata conta com 640.297 habitantes.

De acordo com o arquiteto e artista plástico, Danilo Freitas, os dados da pesquisa foram levantados durante pesquisa para criação de dois monumentos em homenagens às vítimas da Covid-19.

“Esses dados foram coletados durante o processo criativo de dois projetos em homenagens às vítimas da Covid-19. Nos chamou a atenção o fato de Feira de Santana ter enfrentado a pandemia e protegido sua população”, disse o arquiteto e artista.

Danilo Freitas foi finalista em duas seleções artísticas para a escolha de trabalhos em homenagens às vítimas da Covid-19. Em Belo Horizonte (Minas Gerais) a disputa pelo “Memorial à Vida”, enquanto em Palmas, (Tocantins), “Pra Sempre Luz”. Nas duas seleções, o feirense ficou em 2º lugar.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem mais...

BAHIA

O estado da Bahia receberá nesta quinta-feira, 24, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, voltadas à variante XBB. Enviadas pelo Ministério da...

AGENDA CULTURAL

O cantor Belo testou positivo para Covid-19 e cancelou a participação no Baile da Santinha, de Léo Santana, que aconteceria nesta sexta-feira (19) no...

FEIRA DE SANTANA

A Prefeitura de Feira de Santana deve enfrentar nos próximos dias a mobilização de camelôs contra a retirada de barracas instaladas próximas do novo...

FEIRA DE SANTANA

A sentença judicial que garantiu o sequestro de mais de R$ 27 milhões dos cofres da Prefeitura de Feira de Santana poderia ter tido...