Integrando a federação com o PT e o PCdoB, o PV deve enfrentar um cenário diferente nas eleições municipais de 2024. Porém a gestão estadual do partido não deve interferir e impedir de forma direta candidatos que tenham um “vínculo” mais forte com grupos adversários.
Fontes ligadas aos verdes no estado indicaram ao que em Salvador, o partido pode dar liberdade para os candidatos terem o alinhamento com a gestão municipal. Atualmente, o partido conta com André Fraga na Câmara de Vereadores, que tem ligação com a gestão de Bruno Reis (União).
O cenário pode ser de um partido não impedindo que figuras ligadas a grupos adversários em algumas cidades, principalmente Salvador, disputem o pleito pela legenda. A medida deve impactar diretamente Fraga, que já chegou a ser secretário de Resiliência e Sustentabilidade na gestão da capital sob o comando de ACM Neto (União).
Recentemente o PV manteve o comando da legenda com Ivanilson Gomes para os próximos dois anos . Ivanilson apresentou como o principal desafio da sigla “o enfrentamento das novas eleições, a partir da complexidade que a federação apresenta, seja por ser novidade seja pelo contexto em muitos municípios do interior do estado”.