Nesta quarta-feira (24), a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, realiza o primeiro Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol. No evento, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, anunciou proposta de aplicar punições esportivas, aos times cujo torcedores demonstrarem comportamentos racistas.
“Acredito que somente com pena desportiva, diretamente ao clube, o racismo e preconceito deixarão o futebol. Sou democrático e quero que essa pena seja discutida no tribunal. Para não dar a entender que estou dando uma canetada e sou ditador. Mas é importante mobilizar contra o racismo porque não há mais espaço para racista”, afirmou o presidente.
A ideia do presidente da CBF será levada ao Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, formado por todos os clubes do Brasileirão.
Em partidas de competições organizadas pela entidade, haverá a adesão de mensagens antirracistas. Essa prática terá início nos confrontos da Copa do Brasil desta quarta-feira (24).
O primeiro presidente negro da história da CBF, Ednaldo Rodrigues também falou sobre a importância da iniciativa e a descreveu como um “gesto histórico”: “O evento é um marco para o início de uma série de iniciativas que vão discutir de uma forma mais profunda o combate ao racismo e à violência no futebol. É um gesto histórico para dar um basta contra o racismo e a ignorância no futebol. Além do evento, vamos fazer uma série de ações nos estádios nesta semana para conscientizar o torcedor. Chega de discriminação”.
Com Informações do TNT SPORTS