A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi instalada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17/05). A presidência ficará com o deputado tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS). O primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, são os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e delegado Fábio Costa (PP-AL). Já a relatoria fica com o deputado Ricardo Salles (PL-SP), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta consolidar-se como candidato à prefeitura de São Paulo em 2024.
A oposição deve tentar usar a CPI para conectar as invasões do MST ao Palácio do Planalto. A CPI do MST conta com 40 deputados ruralistas, ligados à Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), e apenas 14 governistas, conforme apurou a CNN. São 54 membros entre titulares e suplentes.
Outras duas comissões também devem ser instaladas na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17): a CPI das Apostas Esportivas, para investigar a manipulação de resultados em jogos de futebol; e a CPI das Americanas, para investigar as inconsistências contábeis das Lojas Americanas.