O coronel da reserva da Polícia Militar, Humberto Sturaro, vai ser anunciado como novo diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura de Salvador, pasta responsável pela Guarda Civil Municipal de Salvador. Apesar de ainda não ter sido oficializado, fontes ligadas a gestão municipal confirmaram ao Taktá que a nomeação sairá nesta quarta-feira (2)
Com uma trajetória ligada à segurança pública, Sturaro tem atuação destacada em áreas estratégicas da Polícia Militar, onde comandou unidades como a Companhia de Caatinga e a Rondesp. Em 2021, foi exonerado do cargo de comandante de operações da PM e, em seguida, passou para a reserva remunerada, após mudanças na cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
No ano seguinte, filiou-se ao Partido Liberal (PL) para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nas eleições de 2022. Obteve 16.305 votos, mas não conseguiu se eleger.
Já em abril de 2023, foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como coordenador da recém-criada Prefeitura-Bairro do Centro Histórico de Salvador. À frente da função, participou da elaboração de propostas voltadas à revitalização da região, com foco em segurança pública, turismo, cultura, habitação e desenvolvimento urbano.
Com a nomeação, Sturaro terá como missão fortalecer as ações de segurança preventiva, ampliar a presença da Guarda Civil Municipal nos bairros e reforçar a articulação com outras esferas da segurança pública em Salvador.