No confronto direto com o Grêmio, na tarde deste domingo (16), o Esquadrão vencia até os 39 minutos do segundo tempo, quando levou o empate e ficou no 1×1, em Porto Alegre. O time saiu na frente com gol de Lucas Mugni, aos 48 minutos do primeiro tempo. O empate do Grêmio foi marcado por Thiago Santos, em uma bobeira da defesa tricolor. O empate deixou o Esquadrão um pouco mais perto de garantir o acesso à Série A do Brasileirão.
Com 57 pontos, o Bahia segue na terceira colocação da Série B. O Grêmio está uma casa acima, com 58. A boa notícia para o Esquadrão veio nos minutos finais da partida entre Sport e Vasco, na Ilha do Retiro. O Vasco, que perdia o jogo, empatou na reta final do segundo tempo. O 1×1 garante ao tricolor a vantagem de quatro pontos para o Sport, primeiro time fora da zona de classificação.
Restando mais três jogos para o fim do Brasileirão, o Bahia pode subir já na próxima rodada. O tricolor vai garantir o acesso se vencer o Vila Nova, no próximo sábado (23),. Além disso, é preciso torcer para que o Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma não vençam na rodada. Se esses resultados se confirmarem, o Esquadrão somará 60 pontos e não poderá ser alcançado pelos concorrentes. O Sport encara o Londrina, fora de casa, enquanto o Criciúma pega o Vasco, em São Januário. O Sampaio Corrêa enfrenta o Ituano, no interior de São Paulo.
O Bahia tem agora dois jogos em sequência na Fonte Nova. Além do Vila Nova, o time pega o Guarani, na sexta-feira (28). A equipe baiana fecha a participação na Série B diante do CRB, em Maceió, no dia 6 de novembro