O centenário de nascimento do músico Osmar Macedo, um dos pais do trio elétrico, foi celebrado em sessão solene, na Câmara Federal, nesta segunda-feira (30). Proposta pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA) a homenagem reuniu autoridades como o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, produtores culturais, músicos e os filhos de Osmar Macedo, além do também deputado João Leão (PP-BA).
O evento foi aberto por uma apresentação feita por Armandinho e seu irmão Aroldo Macedo que junto com Tonho Matéria executaram o Hino Nacional.
Para Lídice, essa é uma sessão de grande importância, pois homenageia um dos inventores do trio elétrico. “Osmar mudou a forma de fazer a festa de carnaval na Bahia e hoje o trio é uma marca internacional que leva seu nome e o nome de Dodô.
Armandinho, que falou pela família durante a sessão, agradeceu a homenagem e disse que o encontro relembra toda a trajetória do pai que, além do trio elétrico, deu uma grande contribuição para a música e para o carnaval.
Presente na sessão, o secretário da Cultura do Estado, Bruno Monteiro, ressaltou a pluralidade do carnaval e disse que a Bahia deve isso a Osmar.
Tonho Matéria disse se considerar um filho de Osmar, pois ele contribuiu para todas as vertentes do Carnaval.
O deputado João Leão relembrou da amizade que tinha como músico e citou exemplos de viagens que fizeram juntos. “Eu fiquei tão apaixonado por um trio elétrico que também tive um”, brincou.
Em vídeos enviados, artistas como Bell Marques, Luiz Caldas, Daniela Mercury, Leo Santana e empresários como Joaquim Nery, João Americo e André Silveira também ressaltaram a contribuição de Osmar e Dodô para o carnaval baiano.
Em clima de carnaval, a sessão terminou ao som de Chame Gente, grande sucesso da carreira de Osmar Macedo e todos os amantes do carnaval.
Foto: Chico Ferreira / PSB na Câmara