O advogado Eduardo Umbelino tomou posse nesta quinta-feira (15) como coordenador da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, em cerimônia ao lado do presidente nacional da entidade, Júlio Cals de Alencar, na sede em Brasília. Aliado do ex-ministro João Roma (PL), Umbelino é natural de Pojuca, foi chefe de gabinete do ex-deputado e é membro da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).
“Ele vai ter a missão de revitalizar, de trazer voluntários, mas principalmente a função de levar ajuda humanitária a quem mais precisa no estado da Bahia”, afirmou Júlio Cals, que preside a Cruz Vermelha Brasileira desde 2017. A entidade conta hoje com mais de 30 mil voluntários no Brasil.
Umbelino pontou que vai trabalhar para ampliar o auxílio às pessoas mais vulneráveis do estado. “Fico muito feliz com esta missão muito honrosa. Tenho certeza que, com a ajuda de todo o corpo efetivo da Cruz Vermelha, dos prefeitos, colaboradores e demais voluntários, vamos conseguir empreender e chegar às pessoas que mais precisam. Vamos trabalhar com todas as ações na área da educação, saúde, de suporte social e também atuar para evitar e prevenir catástrofes, principalmente no período das chuvas”, disse.
Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde.