A cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Na última quarta-feira (12), a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, esteve em Brasília, onde foi recebida pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Na audiência, foi discutida a importância do município como referência entre as cidades históricas do Brasil, além de questões fundamentais para a valorização do patrimônio histórico e cultural. “Solicitei a conclusão do pedido de reconhecimento de Cachoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade à Unesco, um passo a mais na preservação da riqueza de nossa história, nossa cultura e das tradições que nos tornam únicos”, destacou Eliana.
A prefeita também abordou os recursos do PAC 3, que contempla Cachoeira com investimentos em projetos estruturantes nas áreas da cultura, arquitetura e turismo. Entre as obras em andamento, está a revitalização de todo o quarteirão da Sete de Setembro.
Outro ponto discutido foi a criação da Casa do Samba de Dona Dalva, um espaço dedicado à preservação dessa importante manifestação cultural. Além disso, foi destacada a necessidade de preservação da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e da Igreja de Santiago do Iguape, patrimônios de fé e história que devem ser conservados para as futuras gerações.
A audiência contou com a presença do secretário municipal de Relações Institucionais da prefeitura, Roberto Franco, do presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira, Josmar Barbosa, e da deputada Lídice da Mata. O encontro também teve a participação do diretor de Patrimônio Material do IPHAN, Andrey Schlee.
