Connect with us

Olá!s o que procuras?

BAHIA

ESTILISTA E UMA DAS FUNDADORAS DO ILÊ, DETE LIMA CELEBRA HISTÓRIA DO BLOCO QUE A HOMENAGEIA NA NOITE DA BELEZA NEGRA

Antes de subir a ladeira do Curuzu na maior festa de rua do mundo, o mais belo dos belos tem um outro grande momento de exaltação da força e beleza negra, que em 2025 fará uma grande homenagem às origens do 1º bloco afro do Brasil.

Na 44ª edição da Noite da Beleza Negra, o evento fará uma homenagem especial a Ekedi Dete Lima, uma das fundadoras do Ilê Aiyê e estilista do bloco.

“A emoção é muito grande. E eu acho que por eu estar aqui firme e de pé, e fazendo com que outras meninas sigam esse legado, que não deixem isso acabar. Então é só agradecimento à minha ancestralidade, aos Oduns, aos Orixás, aos Inquice, aos Ibejis, por todo esse trabalho durante esses anos. E agradeço também a eles por essa grande homenagem que estão fazendo para mim, porque é muito forte.”

Responsável por tornar o mais belo dos belos ainda mais belo na avenida, Dete reforça a importância e a contribuição do Ilê para a moda afro na Bahia e no Brasil.

“Foi uma coisa assim inesperada, porque um grupo de jovens cria um bloco para brincar no carnaval sem parar para pensar o que vai acontecer daqui a cinco anos, quanto mais daqui a 50 anos, sabe? Toda essa evolução que fizemos durante esses anos, essa transformação e esse empoderamento das mulheres negras, que começou aqui no Curuzu e hoje está no mundo, e se espalhando cada vez mais. E que isso não se acabe. Que essa transformação, que essa moda nossa nunca fique no esquecimento. Que os mais jovens, os que estão chegando, que dê seguimento a todo esse trabalho que nós fazemos aqui no Ilê”, afirma.

Com apresentação de Arany Santana, Sandro Teles e Val Benvindo, o evento traz em 2025, o tema “O Curuzu é o mundo: e a porta de entrada é a percussão”, com encontros musicais e performances históricas.

Entre as atrações confirmadas, estão as cantoras baianas Larissa Luz e Rachel Reis, o Coletivo Afrobapho, a orquestra Aguidavi do Jêje, a atriz e cantora Denise Correia, além das atrizes Cris Vianna e Jennifer Nascimento. A noite será conduzida pela Band’Aiyê, sob a regência dos maestros Mário Pam e Kehindê Boa Morte.

Os ingressos para o evento estão à venda, com preços a partir de R$ 100, através da plataforma Ticket Maker.

SERVIÇO:
44ª Noite da Beleza Negra
Quando: 15 de fevereiro (sábado), as 22h; abertura dos portões as 20h30
Onde: Senzala do Barro Preto – Curuzu
Ingressos: Ticket Maker e Senzala do Barro Preto

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem mais...

BAHIA

Com a presença dos jornalistas Ricardo Ishmael e Alexandre Lyrio, do presidente do Ilê Aiyê, Antônio dos Santos, popularmente conhecido como Vovô do Ilê,...

CULTURA

No ano em que o Ilê Aiyê comemora 50 anos de fundação, o time de jornalismo da TV Bahia ouviu quase 60 pessoas –...

CULTURA

Acontece neste sábado, 28, a 42ª Noite da Beleza Negra. O evento, promovido pelo bloco afro Ilê Aiyê, começa a partir das 20h, na...

BAHIA

Morreu, no domingo (22), o produtor cultural Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Noite da Beleza Negra do bloco afro Ilê Aiyê....