Cotado para ocupar o Ministério das Minas e Energia na gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (relembre aqui), o deputado federal Elmar Nascimento (União) pode ter outra alternativa dentro do futuro governo. Nascimento é o atual líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, além de ser o atual relator da PEC da Transição na Casa
Aliados do deputado federal apontaram que existem duas possibilidades para Elmar: conseguir vencer o cabo de guerra com grupos petistas resistentes para que Elmar assuma Minas e Energia ou acatar o desejo dos deputados que compõem o consórcio de parlamentares e estar na pasta da Integração Nacional.
A ideia da Integração partiu do grupo de parlamentares aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), onde, segundo lideranças do grupo, seria mais viável “fazer política” com a pasta. O ministério possui órgãos que têm larga participação na interiorização de recursos, incluindo o DNOCS e a Codevasf, órgãos tradicionalmente com vasto orçamento.
Elmar pode ter um antigo adversário como colega na Esplanada. O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil do Brasil, Rui Costa (PT) já foi confirmado e indicou que a escolha dos nomes cabe apenas ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (veja mais).